Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas

Notícias Gerais

Belo Horizonte recebeu, pela segunda vez, os cursos de qualificação do Programa Capacita Suas, nesta segunda-feira, 3 de outubro. Cerca de 100 trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de 18 municípios da Região Metropolitana, acompanharam a aula inaugural dos cursos de “Gestão Financeira e Orçamentária do Suas” e “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”.

Realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Capacita Suas tem como objetivo gerar uma melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços ofertados a população em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais. “Investir na capacitação continuada é o melhor caminho para a construção e melhoria dos serviços ofertados dentro do âmbito da Assistência Social nos municípios”, ressaltou a técnica do departamento de Assistência Social da AMM, Analice Pazzini, representante da Associação.

05-10-capacita-suas

“Os cursos do Capacita Suas têm conteúdo nacional, mas ajustado às especificidades e singularidades de Minas Gerais. Para construir esta proposta de qualificação, tivemos o apoio da Fundação João Pinheiro e Associação Mineira de Municípios. Foi um grande esforço e temos tido retorno positivo. A estratégia de capacitação de forma descentralizada se mostrou acertada”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, durante a abertura.

Até o final do ano, serão oferecidas 3.496 vagas nos dois cursos, em 21 polos de capacitação. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos “Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas”; “Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas”; e “Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial”.

É importante destacar que a AMM participou, junto com a SEDESE, de todos os momentos de alinhamento do programa, inclusive com a realização de seminários para o lançamento dos cadernos do “Piso Mineiro de Assistência Social” e o caderno sobre “A prevenção e o trabalho social com famílias na proteção social básica.

AMM com informações da Sedese