Reinserir apresenta primeiros diagnósticos nos Municípios participantes do Projeto

Notícias AMVAP

Cubati e Baraúna foram os primeiros Municípios a receber os resultados dos Diagnósticos Municipais de Usuários de Drogas. Os dados foram apresentados em dois Seminários realizados na manhã e na tarde desta segunda-feira, 12 de setembro. Os mapeamentos foram elaborados a partir de investigação nas escolas e junto aos Agentes Comunitários de Saúde. Até 22 de setembro a equipe do Reinserir irá percorrer todos os partícipes do Projeto.

Entre os dados que chamaram mais atenção, em Cubati, foram identificados 870 usuários de drogas, entre lícitas e ilícitas. O maior consumo foi registrado com álcool e tabaco e, entre os jovens, o consumo de álcool se dá em maior quantidade misturado com energéticos. Também chamou a atenção a presença da heroína no município, ainda que em pouca quantidade.

“Isso não é muito comum, principalmente em Municípios pequenos porque não é uma droga acessível, nem barata. A partir dessa informação, precisamos entender porque e como ela está chegando”, destacou a coordenadora técnica do Projeto, Rosângela Ribeiro, que apresentou o diagnóstico.

Ainda em Cubati, o diagnóstico apresentou que a internet é o meio mais procurado pelos estudantes para obter informações sobre drogas. Em segundo lugar ficou a escola. “Esse mapeamento nos permite traçar ações com foco. Por exemplo, se a internet é a preferência pode-se pensar em sugestões de sites para os estudantes e, até a criação de blogs por parte deles”, ressaltou a Agente Local do Reinserir, Poliana Dantas.

Sobre a confiança dos jovens nas escolas, o diretor da Escola Iolanda Tereza Chaves, Silvano Fidelis, se manifestou sobre a importância de mudar a cultura punitiva e proporcionar um maior empoderamento dos jovens. “Se os estudantes não se sentem a vontade para buscar informações nas instituições de ensino, precisamos repensar com urgência, a forma como estamos trabalhando essa temática”, concluiu.

Foto: Portal CNM
Foto: Portal CNM

Baraúna
Ao contrário de Cubati, em Baraúna foi identificado que é na escola ou na família que o estudante busca informações sobre drogas. “Isso mostra o quanto a escola e a família são referências para os jovens”, ressaltou Rosângela. No entanto, um contrassenso porque os principais locais de consumo são a casa de amigos e da família.

Segundo o Diagnóstico, Baraúna tem 338 usuários de drogas e o grupo de risco considerando drogas lícitas e ilícitas está entre 16 e 19 anos. O álcool em primeiro lugar e o tabaco em segundo são as drogas mais consumidas e o consumo de álcool é maior na zona urbana e o de tabaco na zona rural. Além disso, um dado alarmante aponta que 66,2% dos usuários de álcool estão no Ensino Médio.

“A partir desse diagnóstico vamos poder trabalhar nos principais focos da nossa cidade. Para nós foi de grande importância. Esses dados vão dar um grande empurrão ao nosso trabalho”, destacou o Conselheiro Tutelar de Baraúna e integrante do GT do Município, Wellington Santos.

Encaminhamentos
Após a apresentação dos diagnósticos, os Municípios foram convocados a pensar ações municipais para prevenção ao uso de drogas e a reinserção social desse usuário. Em Cubati, ficou encaminhado que esse trabalho será concentrado no Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, recém criado e que conta com a presidência de um jovem, de 18 anos, ex-usuário de drogas.

Em Baraúna o encaminhamento principal será o fortalecimento do grupo de trabalho e do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas que está sendo criado e, a partir disso, utilizar o Conselho para dar seguimento ao diagnóstico apresentado.

Portal CNM