Amvap reúne prefeitos, secretários e deputados na busca de desafogar a saúde regional

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Deputados, prefeitos e secretários de saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (12/08) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap para tratar sobre soluções que possam desafogar a saúde regional e em especial os atendimentos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU.

A expectativa é chamar a atenção de deputados para a importância da injeção de recursos na saúde regional por meio de emendas parlamentares. O Deputado Federal Tenente Lúcio ressaltou a necessidade de ações desta natureza lembrando a importância da articulação dos municípios com a universidade para melhor distribuição dos recursos naqueles municípios, e unidades de saúde, que mais necessitam.

Deputado Tenente Lúcio discursa na reunião da Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri
Deputado Tenente Lúcio discursa na reunião da Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

“A Amvap está de parabéns por reunir os representantes regionais entorno desta causa. Acredito que o esforço parlamentar em conjunto com nossas instituições pode fazer com as emendas sejam bem direcionadas. Não adianta fazer política em cima de recursos que vão salvar vidas, se temos vidas a serem salvas, temos que fazer com que isso seja executado da maneira mais eficaz possível”, concluiu o Deputado Federal Tenente Lúcio.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, professor Elmiro Resende dos Santos, lembrou das dificuldades financeira que o Hospital de Clínicas vem enfrentando e reforçou com os presentes o compromisso social com toda a região e não apenas na formação acadêmica.

Reitor da UFU, professor Elmiro Resende dos Santos, fala das dificuldades enfrentadas pelo HC-UFU. Foto: Luiz Otavio Petri.
Reitor da UFU, professor Elmiro Resende dos Santos, fala das dificuldades enfrentadas pelo HC-UFU. Foto: Luiz Otavio Petri.

“O hospital, para sobreviver, necessita de recursos e apoio político. Então é fundamental esse encontro. Nós temos que ter clareza nas questões e uma negociação permanente em defesa de uma causa única, a assistência à saúde que não pode ser interrompida”, disse o reitor.

A reunião contou ainda com diversos prefeitos e secretários municipais de saúde, além da superintendência regional de saúde e representantes dos deputados Odelmo Leão e Luiz Humberto Carneiro.

O próximo passo é a elaboração de um documento que busca sensibilizar os deputados da região sobre a importância da destinação de recursos, por meio de emendas parlamentares, que possam ser aplicados na saúde regional.

Reunião atraiu prefeitos e secretários dos municípios que compõem a Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião atraiu prefeitos e secretários dos municípios que compõem a Amvap. Foto: Luiz Otavio Petri

Situação HC-UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU vem apresentante dificuldade para suprir a demanda nos atendimentos de alta complexidade que assiste a toda região.

Em reunião realizada na Amvap em 1º de julho o diretor executivo, Alair Benedito, da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia – FAEPU, que administra o HC-UFU, apresentou o cenário atual que põe em crise o hospital e prejudica os atendimentos. Ele apontou números que causam um déficit financeiro na ordem de R$50 milhões de reais. Isso se dá devido ao acumulo de dívidas contraídas pela fundação com fornecedores e prestadores de serviço, ao longo de vários anos. Acumulo este justificado pela necessidade de investimentos para que não houvesse a paralisação no funcionamento do hospital.