Voltado para administradores, secretários de Administração , auditores, membros das Comissões de Licitações, pregoeiros,procuradores, e demais profissionais envolvidos nas compras públicas ou interessados em concorrer a uma vaga nas empresas fornecedoras de bens e serviços, que firmam contratos com a Administração Pública, o curso sobre Pregão Eletrônico, foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) .
Com os objetivos de informar, reciclar e capacitar quem deseja comprar e ou vender seus produtos à Administração Pública, apresentou as normas e procedimentos do sistema e como a Administração deve proceder em relação à legislação e prática ( Lei 10.520/02, Decretos 3.555/00 e 5.450/05, Legislação Estadual e Municipal e Lei 8.666/93), para facilitar e agilizar os mecanismos das contratações públicas.
Na programação, temas importantes, tais como: conceito de Pregão; cabimento; obrigatoriedade; habilitações; benefícios para Pequenas Empresas (Lei complementar nº 123/06) e – Recursos Administrativos; foram ministrados por Tiago Martinhuk, diretor da Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil – BLL. “ O Pregão Eletrônico é uma ferramenta que otimiza o trabalho de quem atua no setor de licitações, compras, finanças, mas requer conhecimento específico, evitando assim , falhas nas negociações e prejuízos futuros, tanto para quem vende como para quem compra”, disse o diretor da BLL.
Presente no treinamento, o diretor da Câmara Municipal de Monte Carmelo, Eliton Silva Oliveira, acredita que o curso oferecido pela Amvap, é mais uma ferramenta que contribui para o planejamento econômico-financeiro dos municípios ligados à ela. “ Capacitar quem atua ou tem interesse na area de licitação, informar sobre os recursos que são largamente utilizados hoje no setor, são estratégias bem vindas e necessárias para promover uma Administração de qualidade local e regional”, concluiu Eliton.
Por Fabiene Silva Assessora Comunicação Amvap.