Monte Carmelo inaugura obra no Hospital Municipal e Base descentralizada do SAMU

Nossos Municípios

Monte Carmelo entrega a população regional nesta quinta-feira, 30, um dos maiores investimentos na atenção à saúde da região, as obras de reforma e ampliação do prédio do Hospital Municipal e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional de Monte Carmelo. As obras da unidade de saúde foram iniciadas em 2011 e concluídas em junho de 2016. Quando estiver funcionando, o hospital atenderá os pacientes de Monte Carmelo, Iraí de Minas, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Abadia dos Dourados e Douradoquara.

A área inicial de 1.718 metros quadrados foi ampliada pelo atual governo em mais 1.778 metros quadrados, totalizando quase 3.500 metros quadrados de área útil. O espaço tem capacidade para 65 leitos, incluindo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A estrutura física do hospital compreende bloco cirúrgico para cirurgias de pequena e média complexidade em ortopedia e cirurgia geral; UTI; enfermarias clínica, pediátrica e obstetrícia; área de anestesia e pós-anestesia; salas de parto, farmácia, quartos de isolamento e internações em geral; lavanderia; salas de exames, de curativos, de terapia de ultrassom, entre outros ambientes. Na reforma e ampliação foram investidos mais de R$ 3 milhões e 800 mil.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Samu

Além do hospital, o Samu também é outra conquista aguardada pela população. Monte Carmelo é uma das 22 bases descentralizadas dos 17 municípios que fazem parte da área de abrangência do Samu Triângulo do Norte, que será gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo do Norte (Cistri), com sede em Uberlândia. 31 ambulâncias já foram repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde ao consórcio.

A base descentralizada de Monte Carmelo funcionará provisoriamente no prédio do hospital até a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros Militares (CBMMG) em um imóvel desativado do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A instalação do quartel ainda não tem data definida.

A atual base é composta por dormitórios para os funcionários, sala de armazenagem e controle de medicamentos, almoxarifado, estacionamento, além de ambulância com dois auxiliares de enfermagem e um motorista socorrista.

O consórcio está em fase final de preparação para início dos trabalhos. Em breve fará o recrutamento para novo treinamento de alguns dos profissionais que atuarão nas bases e equipará as unidades. A previsão é para julho deste ano.

Ascom Monte Carmelo