Ituiutaba: comunidade participa de etapa do projeto moçambicano de promoção da leitura

Nossos Municípios

Com a presença de diversas pessoas ligadas ao cenário cultural e educacional de Ituiutaba, foi realizada mais uma etapa do projeto “A Formiga Juju e o Professor Moskito”, idealizado a partir de um conto moçambicano de Cristiana Pereira, com ilustração de Walter Zand.

A noite de estreia, que aconteceu no dia 15 de junho e lotou o auditório do Conservatório Estadual de Música “Dr José Zóccoli de Andrade”, proporciou aos presentes momentos de muita emoção, que tiveram como atores principais os alunos das escolas de Ituiutaba.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

A Formiga Juju é um movimento cívico de promoção da leitura e expressão criativa, direcionado para crianças em situação de vulnerabilidade. Fundado em Moçambique em 2012, o movimento está presente em outros países (Brasil e Portugal) através de cidadãos solidários e organizações parceiras que ajudam a espalhar a mensagem. Para além da publicação de materiais didáticos, com conteúdos socialmente responsáveis e culturalmente relevantes, o movimento dedica-se à construção de “livrotecas” móveis que visam massificar o acesso ao livro entre populações de baixa renda.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), E. M. CIME Tancredo de Paula Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ituiutaba, Superintendência Regional de Ensino, Conservatório Estadual de Música “Dr. José Zóccoli de Andrade” e E. E. Governador Bias Fortes.

Na abertura da noite de estreia, a subsecretária de Educação, Alciene Santos, falando em nome da secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Lázara Maria Moraes, discorreu sobre a importância do evento.

“Este projeto é muito importante para a comunidade, porque visa promover, através do trabalho conjunto de educadores e alunos, momentos de estudo sobre a cultura africana, tão presente em nosso cotidiano, por meio de uma linguagem simples e acessível a todas as classes sociais, instigando nos jovens o gosto pela literatura”, enfatizou Alciene.

Ascom Ituiutaba