Uberlândia: Parque Linear do Córrego Lagoinha irá favorecer hábitos saudáveis

Nossos Municípios

Com previsão de entrega para o fim de junho, o Parque Linear do Córrego Lagoinha está revitalizando uma área de 34 mil m² localizada na região Sul de Uberlândia. No mês das férias, as famílias que residem no entorno do parque, situado nos bairros Jardim Inconfidência e Jardim Nosso Recanto, irão contar com uma estrutura composta de pista de caminhada, ciclovia e um parque infantil para o lazer e a prática de exercícios.

Resultado da parceria entre o Dmae, que está investindo na obra recursos da ordem de R$ 780 mil, e a secretaria municipal de Meio Ambiente, autora do projeto e sua futura administradora, o parque contará com rampas e piso podotátil, visando a acessibilidade de cadeirantes e deficientes visuais.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Também serão instaladas lixeiras em diversos pontos da área que, durante anos, foi usada irregularmente para o descarte de resíduos. “Infelizmente, ainda há pessoas que lançam seus resíduos em áreas que tem a função de proteger os nossos cursos d’água. Mas a nossa expectativa é que o uso do parque pela população iniba essa prática irregular”, explica o gerente ambiental do Dmae, Geraldo Silvio.

Outro problema que deve ser eliminado é a queimada criminosa, que leva fuligens e animais para o interior dos imóveis, além de causar doenças respiratórias. “O incêndio de terrenos vagos e áreas verdes é frequente em Uberlândia e, no entorno do córrego Lagoinha, não é diferente”, diz Silvio. Ele lembra que quem a comete prejudica a todos. “Onera-se o sistema de saúde e prejudica a qualidade do ar num período em que a baixa umidade já é um problema.

O novo parque linear terá, ainda, uma ponte panorâmica com vista para a cachoeira do Lagoinha, cujo uso é especialmente indicado para quem quer se livrar do estresse do dia a dia.

Secom PMU