Tupaciguara promove melhorias no sistema de abastecimento de água

Nossos Municípios

Um grave problema que enfrenta a maioria dos municípios, além claro, da crise política e econômica que vive o pais, é a crise hídrica.  A falta de água tem trazido para a maioria das cidades um enorme transtorno no presente e grande preocupação com o futuro e governos repensam suas ações nesse sentido.

Em Tupaciguara, essa questão está sendo tratada desde o inicio de 2013, inclusive, inclusa no programa de governo da atual gestão municipal. Um projeto para ampliação do sistema de abastecimento de água tramitou desde então, para aprovação na FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – órgão do governo federal.

Aprovado o projeto no final do ano passado, a obra teve início no último dia 7, com a construção de um reservatório. Nele [projeto], está prevista a construção de uma elevatória, um reservatório e a adutora.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

Segundo o DAE – Departamento de água e esgoto – de Tupaciguara, o novo sistema vai aumentar em 50% o tratamento de água no município, impactando positivamente tanto em curto prazo, como para os próximos 20 anos.

Este reservatório, com capacidade para um milhão e duzentos mil litros, está sendo construído ao lado da ETA – Estação de Tratamento de água – para facilitar a operação do sistema.

Para o funcionamento da adutora, será instalada uma elevatória, na Represa dos Buritis, para captação de água, que passará por uma estação de tratamento (ETA) e depois distribuída à população.

O valor total da obra está orçado em 4,8 milhões, aproximadamente. De acordo com a prefeitura, o término da construção do reservatório está previsto para final de julho deste ano.

Ascom Tupaciguara