Ituiutaba: CAPS e UFU promovem Fórum de Saúde mental

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, representada pelo CAPS Tio Doc, em parceria com o curso de Serviço Social da UFU, estabeleceu mais uma grande conquista em prol da saúde mental. No dia 29 de março ocorreu o primeiro encontro do Fórum de Saúde Mental destinado a ser um espaço de diálogo e intercâmbio entre os diversos atores que compõem a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

Os fóruns são reuniões que têm o objetivo de discutir um tema em comum. No campo da saúde mental essa ferramenta tem enorme relevância para estreitar os laços entre os componentes da rede. Além disso, essa parceria oferece para a população uma oportunidade de conhecer e participar da construção de uma cultura de cuidado pautada na liberdade e dignidade. A expectativa é que vários representantes dos serviços de assistência na rede pública compareçam para debater sobre os temas que serão apresentados ao longo do ano. O Fórum de Saúde Mental é intersetorial, ou seja, institui-se como ponto de contato entre saúde, educação, desenvolvimento social, judiciário e universo acadêmico.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

A abertura do primeiro encontro foi celebrada com uma emocionante apresentação do Coral “Alma Viva” e teve como temática “RAPS Ituiutaba: relatório de gestão”, na qual o coordenador do CAPS Tio Doc, Nelson Lucrécio Filho, explanou os resultados até então alcançados pela Rede de Atenção Psicossocial desde a implantação do CAPS, em dezembro de 2013. O evento foi considerado de enorme sucesso, visto que o auditório da UFU ficou completamente lotado.

Os encontros do Fórum de Saúde Mental vão acontecer mensalmente no campus da UFU, na última terça-feira de cada mês. Em maio, excepcionalmente, o evento ocorrerá dia 16, integrando a programação da Semana da Luta Antimanicomial. O Fórum é aberto ao público.

Ascom Ituiutaba