Obras públicas seguem em ritmo acelerado em Monte Carmelo

Nossos Municípios

Hoje, quem anda pelos bairros de Monte Carmelo pode ver uma nova obra da Prefeitura pelos quatro cantos da cidade. Batuque, Jardim dos Ipês, Montreal, Ipiranga, Carmo, Boa Vista, Santa Rita e Bela Suíça são os bairros onde há pelo menos uma construção em andamento. Além das construções, outras melhorias também são percebidas por toda parte. Elas aparecem na limpeza constante da cidade, na recuperação de ruas e avenidas, na revitalização de praças e áreas públicas, na reforma dos prédios que abrigam setores de atendimento à população, enfim, o trabalho é diário e não para.

Por exemplo, no bairro Batuque, a Prefeitura está revitalizando a Praça Tancredo Neves (Praça do Camilão). Lá, as calçadas antigas e esburacadas estão sendo removidas e substituídas por novas. São quase 4.500 metros quadrados de piso. O ginásio, da praça que é referência para a prática de esportes e para o lazer, também passou por reformas.

No Jardim dos Ipês, a obra da UBSF que tinha sido paralisada pela Prefeitura, por descumprimento do contrato pela antiga empreiteira, foi retomada por outra empresa e segue adiantada. A unidade fornecerá serviços médicos e de enfermagem para os moradores dos bairros Jardim dos Ipês, Triângulo, Costa Sul, Mansões Fidalgas, Campos Elísios e Jardim Zenith. Além dela, o bairro ganhou pavimentação de ruas que estavam danificadas e podiam ser recapeadas.

O recapeamento, com asfalto acabado e compactado de 3 centímetros de espessura,  também foi feito nos bairros Progresso e Trevo. Em todas as ruas recapeadas foram ou estão sendo construídas canaletas para água de chuva e sarjetas. Além disso, a Prefeitura executa a operação tapa-buracos na cidade inteira.

No Montreal, a Prefeitura entregou uma Academia da Saúde, reformou o poliesportivo e está construindo uma unidade da Rede Farmácia de Minas. Outra unidade da farmácia está em obras no bairro do Carmo, onde também foi reformada a Praça do Trabalhador, e outra Academia da Saúde vai ser entregue para o bairro Catulina.

As farmácias são resultado de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado e fornecerão medicamentos gratuitos para atenção primária, vinculados à prestação de serviços farmacêuticos. As academias são espaços públicos construídos para a prática de atividade física ligada aos serviços de atenção básica de saúde.

No Boa Vista, os investimentos foram para a conclusão do Hospital Municipal, reforma completa do Pronto Socorro, da Praça Armínio Paranhos e construção do Mercado Municipal, que funcionará ao lado da rodoviária. Outra praça reformada recentemente foi a do Imigrante, na entrada da cidade.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

No Santa Rita, a obra da Vila Olímpica que estava paralisada foi retomada e 52% dos trabalhos estão concluídos. O bairro também ganhou uma nova unidade básica de saúde depois da reforma e ampliação do antigo PSF, um poço artesiano, novas redes de água e a escola Maria Aparecida Brandão Vieira, antigo Curumim, vai ter quadra poliesportiva coberta. A construção da quadra já está em andamento.

Os bairros Bela Suíça e Ipiranga ganharão escolas novas.  A do Bela Suíça ocupa uma área de 8.000 metros quadrados e terá 12 salas de aula com capacidade total para 480 alunos. Serão beneficiados estudantes do ensino fundamental da região que abrange o Bela Suíça, Montreal, São Sebastião, Jardim Oriente, Progresso e parte alta do Vila Nova. A do Ipiranga é um Proinfância, para a educação infantil de 0 a 5 anos. Com capacidade para 240 alunos, a escola beneficiará os bairros Ipiranga I,II e III, Vila Dourada, Aeroporto I e II, Residencial Campestre e parte do Vila Nova.

Além destas escolas, a Prefeitura concluiu o Proinfância do bairro Planalto, que atende 128 crianças de 0 a 5 anos dos bairros Planalto e Lagoinha; reformou o Centro Educacional Infantil José Gonçalves de Souza, no bairro Vila Nova, onde estudam 193 alunos de 4 e 5 anos dos bairros Vila Nova, Belo Horizonte, Nossa Senhora de Fátima, Montreal, Bela Suíça, Triângulo, Costa Sul e da zona rural. A Escola Municipal Madre Luíza Gonzaga, na comunidade rural de Tijuca, com 64 alunos de 4 a 11 anos, também foi reformada.

E hoje, a população dos bairros Catulina I,II e III, Trevo, Cidade Jardim, Morada Nova, Planalto, Lagoinha, Lambari, Aeroporto, Vila Dourada, Ipiranga, Operário, Belvedere, Santa Rita, Sidônio Cardoso, União Carmelitana, Santo Agostinho, Vila Nova, Alto da Vila Nova, Nossa Senhora de Fátima e Belo Horizonte recebe água limpa, de qualidade e sem interrupção.

Ascom Monte Carmelo