Capinópolis: gestantes participam de programa de apoio e orientação

Nossos Municípios

De olho nas orientações de combate ao mosquito transmissor do Zika Vírus, gestantes de Capinópolis participam na quarta-feira, 30, de mais uma reunião do Programa de Apoio às Gestantes, mantido pela Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião desta quarta-feira foicoordenada pela equipe do PSF Ideal – Unidade Família Jarbas Fontoura, que acontece no CATRU. “As transformações corporais e psicológicas” será o tema a ser abordado pelas palestrantes, pois essa transformação corporal afeta em muitos casos o psicológico das mulheres, e as futuras mamães devem estar preparadas”, comentou Monas Nascimento, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Para a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, mesmo que tenha um tema pré-definido, não se pode descartar as orientações quanto ao mosquito Aedes Aegypti e suas consequências, principalmente no que diz respeito ao Zika Vírus. “É o assunto do comento, e devemos continuar essa luta com a participação de todos”, disse.

O Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como benefício o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. Dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda última quarta-feira do mês no CATRU, onde as futuras mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém-Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião.

Ascom Capinópolis