Mutirão de exame pulmonar é realizado pela primeira vez em Uberlândia

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove dos dias  20 e 27 de julho, a partir das 8h, um mutirão de espirometria (exame que avalia a função pulmonar) na UAI Roosevelt, referência da rede em pneumologia. É a primeira vez que a ação acontece em Uberlândia, que registra uma demanda reprimida de mil pacientes. A Central de Regulação está em contato com os pacientes da fila de espera para avisá-los do comparecimento para realização do diagnóstico.

Serão atendidas 150 pessoas da fila durante os dois dias de mutirão.

Os exames previstos no sábado, dia de demanda mais reduzida na unidade de saúde, serão realizados por uma equipe de três pessoas, coordenada pelo pneumologista Ricardo Luiz Diniz, que trabalha diretamente na espirometria. Os técnicos ainda contarão com o suporte de equipes e estrutura da UAI. A logística foi planejada de forma que não prejudique o atendimento das demandas normais da unidade.

“A ideia é fazer o primeiro mutirão e avaliar o resultado da experiência. Se ela for exitosa, a tendência é continuar a fazer ações do mesmo segmento”, explicou o coordenador de Atenção às Condições Crônicas, Laerte Honorato.

A espirometria tem três objetivos: diagnóstico de doenças pulmonares, classificação do estado da doença (leve, moderada, grave) e possibilitar o paciente a realizar o protocolo do diagnóstico junto à Superintendência Regional de Saúde para conseguir os medicamentos e fazer o tratamento gratuitamente.

fonte: Secom/Uberlândia