MEC propõe realização de evento esportivo, científico e cultural em Uberlândia

Nossos Municípios

Uberlândia poderá receber ainda este ano mais um grande evento que conciliará competições esportivas, culturais e de inovação científica. Representantes do Ministério da Educação (MEC) estiveram na quarta-feira (23/03) na cidade para avaliar a estrutura de esportes e da rede hoteleira. A realização será do MEC em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e a Prefeitura de Uberlândia.

Previsto para acontecer em novembro, o evento reunirá mais de 15 mil pessoas, a maioria alunos das 41 instituições técnicas federais. A proposta é agrupar pela primeira vez as feiras com projetos desenvolvidos pelos estudantes, bem como a parte cultural (teatro, dança, música, arte circense) e uma olimpíada brasileira na área de agropecuária.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Será uma oportunidade de mostrar à comunidade científica, acadêmica e empresarial o potencial do instituto na formação de educação profissional. E nós não formamos os alunos só para o setor industrial, mas também para a cidadania. Então eles participam de atividades culturais, esportivas e de formação técnica”, comentou a representante do MEC, Sandra Branchine.

A sugestão de Uberlândia partiu do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil. Responsável pela gestão de nove campi, sendo dois deles em Uberlândia, e 12 mil alunos, o reitor disse que a estrutura do município aliada à logística são duas qualidades de destaque para sediar o evento.

“Está em formatação [o projeto] e vemos a possibilidade de Uberlândia ser a sede, já que a cidade comporta e é bem localizada, especialmente pela questão de logística adequada. Basicamente todos os institutos do país podem chegar por via terrestre, exceto os do Norte, que devem vir de avião”, ressaltou Gil.

Secom PMU