Tupaciguara busca resgatar feira livre aos domingos

Nossos Municípios

Quem não se recorda, até com certo saudosismo, das feiras livres na Rua Rodrigo do Vale? Até a década de 80, era costume, logo pela manhã, que os tupaciguarenses acordassem e fizessem um passeio pela feira que começava no quarteirão da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz e se estendia até acima do quarteirão da Igreja Nossa Senhora de Fátima. O almoço de domingo quase sempre era preparado com os produtos adquiridos na feira.

De acordo com a prefeitura, este pode ser novamente o cenário dos domingos, em Tupaciguara. As secretarias municipais de agropecuária e desenvolvimento econômico estão trabalhando no projeto que deverá se tornar realidade a partir de abril deste ano.

Apesar de ter um formato um pouco diferente e a princípio instalada na Praça da Rodoviária, no local serão comercializados verduras, frutas, doces, produtos da roça, entre outros.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

Este é um projeto, contemplado em Lei e de autoria do vereador Jerominho, que pretende valorizar os produtos da agricultura familiar, aumentar a renda das famílias e proporcionar à população acesso a produtos frescos, dentro das normas de vigilância sanitária.

No último dia 10, a prefeita e o vice-prefeito de Tupaciguara se reuniram com representantes da EMATER, comunidades rurais, assentamentos, com o vereador Jerominho, secretários municipais e funcionários da prefeitura para tratar da implantação do projeto.

Segundo a prefeitura, este é um desejo da população que vem ao encontro com o plano de governo da atual administração e da Câmara municipal. “O objetivo é dar função aos espaços públicos e levar a população a frequentar esses lugares. A feira começará a ser realizada uma vez por mês. Dependendo da produção dos agricultores e da demanda e interesse da população, ela será levada a outros lugares, sempre aos domingos pela manhã. Deverá estar dentro das normas técnicas da vigilância sanitária, Emater, IMA e Ambientais”, disse  a prefeita de Tupaciguara

Interessados em comercializar seus produtos devem procurar a Emater para o cadastramento, até o final do mês de março, e assim, tomar conhecimento do regulamento, uma vez que a prefeitura pretende implantar a feira já em abril.

Ascom Tupaciguara