Acompanhe o regulamento e fique por dentro de como participar do evento
Realização: EMATER-MG, Prefeitura Municipal de Monte Carmelo, Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo.
- Objetivos:
- Incentivar e valorizar a agricultura familiar do município;
- Estimular os produtores na adoção de tecnologias inovadoras de produção e de gestão na atividade leiteira;
- Promover o aumento da produtividade leiteira por meio da adoção de boas práticas de produção agropecuária, com ênfase à alimentação do rebanho;
- Conscientizar o produtor na importância da qualidade do leite;
- Promover maior e melhor entrosamento entre os pecuaristas, os técnicos das organizações e empresas ligadas ao setor;
- Promover a troca de experiências entre produtores e técnicos, e a divulgação dos resultados obtidos com a qualificação dos sistemas de produção e dos rebanhos.
- Local: O Torneio Leiteiro será realizado nas propriedades dos participantes.
- Período: Mês de abril e julho.
- Participantes: Todo produtor familiar que se dedique à atividade da bovinocultura de leite em Monte Carmelo e se enquadre nos critérios a seguir:
Possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf Ativa (DAP);
Apresentar controle sanitário dos animais junto ao IMA.
- Inscrição: Não haverá taxa de inscrição, podendo participar apenas os 12 primeiros inscritos.
- Categoria de animais para inscrição: Poderão ser inscritas vacas de qualquer idade ou padrão racial (puras ou cruzadas/mestiças).
- Categorias de premiações: I – Categoria produtividade: Concorrerão por maior volume leiteiro produzido de forma individual.
II – Categoria qualidade: Concorrerão por melhor qualidade do leite (CCS e CBT).
III – Categoria conjunto: Concorrerão 05 animais, onde será realizado uma média do curral.
- Animais inscritos:
- Deverão ser inscritas 05 (cinco) vacas por produtor, das quais serão eliminadas 04 (quatro), concorrendo apenas a de maior produção na categoria produtividade. Na categoria qualidade e na categoria conjunto concorrerão as 5 (cinco) vacas inscritas.
- Uma vez inscritas as 05 (cinco) vacas, não poderá haver substituição de nenhuma das vacas inscritas.
- Ordenha:
- A ordenha poderá ser mecânica e/ou manual;
- A duração de cada ordenha será de 15 minutos por animal;
- A ordenha poderá ser feita com presença ou ausência de bezerro ao pé;
- Serão avaliadas duas ordenhas diárias e consecutivas por animal, manhã e tarde, simultaneamente;
- O número de ordenhas será de duas tiradas, nos seguintes horários:
1a ordenha – Início – 07h00min
2a ordenha – Início – 16h00min
- A esgota dos animais participantes será no dia anterior ao evento com o início as 16h00min;
- Os latões e baldes serão inspecionados pelos pesadores de leite antes do início das ordenhas.
- Controle, pesagem e fiscalização:
- A comissão de pesagem é a responsável pela verificação da identidade do animal inscrito no momento da ordenha e pela pesagem do leite;
- Durante a pesagem só será permitida no local, a presença do produtor e da comissão de pesagem;
- Em caso de empate, vencerá o animal que apresentar maior produtividade individual na 1a ordenha;
- A pesagem será realizada por uma só balança eletrônica pertencente à EMATER-MG, que será utilizada pela equipe previamente designada;
- Os dados de produção serão registrados em ficha própria e com as assinaturas do produtor participante e do responsável da comissão de pesagem.
- Serão recolhidas as últimas três análises de qualidade realizadas pela Cooperativa e ou Laticínio responsável pelo produtor. Caso o produtor participante não tenha estas análises, o mesmo estará inapto a participar da categoria qualidade.
- Produtores que entregam leite em tanques comunitários e ou em locais que não emitem o boletim de qualidade, estarão inaptos a participarem da categoria qualidade.
- Vedação:
É vedada a utilização nas vacas participantes do Torneio de qualquer substância ou medicamento hormonal durante a realização do evento, ou seja, desde a esgota até a última ordenha prevista, com exceção do hormônio Ocitocina.
- Penalidade:
Caso venha a ser constatada alguma irregularidade por parte dos participantes, esta deverá ser analisada e julgada pela comissão organizadora, podendo chegar até a desclassificação do produtor.
- Finalização:
Depois de concluídas todas as ordenhas relativas ao Torneio, haverá o evento de encerramento, em local e data a ser definido pela comissão organizadora, com a presença de todos os participantes e seus familiares.
- Cronograma de atividades:
Inscrições: 21 a 31 de março;
Pesagem: 06 a 17 de junho;
Premiação: 30 de junho.
- Disposições Finais:
– Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.
– Todo produtor participante inscrito deverá ter sob sua responsabilidade este Regulamento para esclarecimentos de quaisquer dúvidas referentes ao Torneio.
Ascom Monte Carmelo