Uberlândia conclui formação de especialistas em homeopatia

Nossos Municípios

Uberlândia passa a ser referência estadual e nacional no desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), oferendo, além da homeopatia, acupuntura, antroposofia, reike, massoterapia e fitoterapia. Desde a aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006, houve um esforço nacional para expandir essas práticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentro destas especialidades, formar profissionais em homeopatia para aumentar a oferta na rede municipal de saúde é uma preocupação para atender a demanda que existe em Uberlândia. Atualmente, são cinco profissionais atendendo cerca de 400 pessoas por mês na cidade. Por essa razão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Homeopatia do Programa de Práticas Integrativas e Complementares, em parceria com o Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina (CEHL) promoveram o Curso de Especialização em Homeopatia, que iniciou em outubro de 2013.

A primeira turma do curso forma nove médicos e cinco farmacêuticos habilitados a prestar a prova de título de especialista em homeopatia. O ambulatório prático para médicos é realizado sob a supervisão de médicos homeopatas da rede municipal de saúde de Uberlândia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Patrimônio, com pacientes exclusivamente do SUS, o que contribuiu para a maior organização do serviço na rede e maior acesso aos usuários a essa especialidade.

De acordo com Rogério Ferreira Guimarães, médico homeopata das PICs em Uberlândia, a formação de profissionais é importante para o município. “Por enquanto são cinco médicos, mas com a conclusão do curso, teremos mais profissionais para atender a demanda reprimida”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Homeopatia

Trata-se de uma especialidade da medicina, odontologia, medicina veterinária e farmácia que considera o indivíduo na sua dimensão global, corroborando para a integralidade da atenção à saúde, que é um dos princípios do SUS. O foco principal da homeopatia é o “doente” e não a “doença”, fortalecendo a relação médico paciente, promovendo a humanização na atenção, estimulando o auto cuidado e a autonomia do indivíduo.

A homeopatia contribui para o equilíbrio psíquico e fortalece o sistema imunológico das pessoas, sendo indicada para todos os indivíduos que tem interesse em cuidar da saúde, independente da idade, gênero ou tipo de enfermidades apresentadas, apresentando bons resultados em enfermidades crônicas.

Secom PMU