Ituiutaba: conscientização continua sendo arma importante contra o Aedes

Nossos Municípios

A equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental em Saúde continua levando informações, por meio de palestras e teatro com o foco principal nas crianças e jovens

A luta contra o Aedes tem sido uma das prioridades na saúde, dada a gravidade das doenças que o mosquito transmite, pois, além da tradicional dengue, antiga vilã, agora o mosquito também é o responsável pela transmissão da Febre Chikungunya e, recentemente, o perigoso Zika Vírus.

Para tentar reduzir a infestação e conter o ciclo reprodutivo do Aedes, reduzindo assim os casos de dengue, além dos trabalhos de enfrentamento como Bloqueio Vetorial, visitas para orientação e eliminação de focos, mutirões e blitz educativas, a equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental em Saúde tem levado um trabalho diferenciado às escolas e comunidade com foco principal nas crianças e jovens.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Temos que levar a informação de maneira descontraída alertando para os perigos do Aedes e o quanto é simples manter a casa livre de focos do mosquito. Sabemos que a criança e o jovem podem e são, em sua grande maioria, aliados importantes para ajudar no combate ao mosquito”, comentou o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

Respectivamente, em 2013, foram notificados, em Ituiutaba, no mês de fevereiro, 1314 notificações para dengue, enquanto em 2014 foram notificados 61 casos, em 2015 foram notificados 74, e até o momento em 2016, foram notificados 559 casos, o que prova que muito ainda precisa ser feito.

Todos estes casos agora têm a força e o complicador das novas doenças transmitidas pelo Aedes, com destaque para o Zika Vírus, intimamente ligado com a microcefalia, e ainda estudos podem comprovar a ligação do Zika com outras síndromes mais graves. Estudos indicam que apenas 10 minutos de dedicação por semana são suficientes par manter suas casas sem focos. Outro estudo também apontou que cerca de 90% dos focos estão dentro das residências. Então, se cada um fizer sua parte, conseguiremos vencer esta luta.

Ascom Ituiutaba