Uberlândia: pré-conferências Municipais de Saúde chegam ao Setor Leste

Nossos Municípios

O fim de semana começou com um compromisso incomum para a auxiliar administrativa Muriel Ferreira da Silva, logo após saber que poderia participar e sugerir melhorias para a assistência à saúde na sua comunidade. Na hora marcada esteve na Escola Municipal Professora Irene Monteiro Jorge para esclarecer suas dúvidas e sugerir desafios ao comitê sanitário que visitou neste sábado (14) o bairro Morumbi.

Interessados na extensão dos debates e na participação popular com oferta de acesso ao usuário para planejar melhorias na saúde, a Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Municipal de Saúde estão discutindo conjuntamente com os setores sanitários da cidade propostas a serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 12, 13 e 14 de junho. Adotando o formato de pré-conferências, desde o dia 28 de fevereiro já foram realizados 04 encontros em zona urbana.

Segundo o prefeito Gilmar Machado, as conferências promovidas pela saúde representam uma ferramenta de mobilização e debate democrático que vem sendo utilizada também por outros setores administrativos no município, como é o caso da educação. “Existem demandas diferenciadas em cada setor do município. O fortalecimento e a construção de sedes próprias das unidades de saúde em Uberlândia é uma das conquistas do diálogo entre trabalhadores e usuários. Uma cidade educadora precisa ser feita de mobilizações em que a população fala e ouve”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Para o secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos, o espaço para um debate constitucional é importante para os usuários e trabalhadores. “Esta é uma iniciativa pioneira na participação popular. A população reconhece que vivemos uma fase de controle social do sistema e que as decisões de interesse público estarão nas comunidades e não apenas nos gabinetes”, afirmou.

As primeiras pré-conferências aconteceram no setor sanitário Sul, nos dias 28 de fevereiro, 07 de março (sempre aos sábados). Os outros 16 encontros estão previstos para acontecer organizados entre os setores Norte, Sul, Leste e Oeste, além de outros seis na zona rural.

Sendo um espaço democrático para discussão entre a gestão com os setores e com a população os participantes abordam temas como “A importância das Conferências de Saúde para a construção do SUS” e “Qual o papel das unidades de saúde na mobilização para a Conferência e pré-conferências”.

Cada reunião define delegados representantes de setor para encaminhar propostas na Conferência Municipal. Os seminários preparatórios acontecem esta semana respectivamente nos bairros Aclimação e Morumbi contemplando os moradores do setor Leste. Os delegados serão eleitos por segmentos, respeitando a paridade estabelecida em lei.

O que são as Conferências de Saúde 

As conferências de saúde são instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional e que se reúnem de quatro em quatro anos tendo como finalidades institucionais “avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” (Lei n. 8.142/1990, art. 1.º).

Criado em 1986 o Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto de uma das deliberações da 8ª Conferência Nacional de Saúde. Sendo o único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes.

Secom PMU