Monte Carmelo normaliza emissão de carteiras de identidade

Nossos Municípios

Quem ainda não tem cédula de identidade ou precisa da segunda via pode adquirir o documento por meio da Prefeitura. O Posto de Identificação funciona em uma sala dentro do Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Para a primeira via é preciso levar certidão de nascimento ou casamento original e duas fotos 3×4. O CPF é opcional, caso se queira incluir o número. Os menores de 16 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, pai ou mãe, ou de alguém que tenha o termo de guarda expedido pelo juiz. O serviço é gratuito.

Se for a segunda via, o primeiro passo é procurar o Posto de Identificação. A documentação é a mesma, mas há uma taxa de R$ 27,23.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Por dia são feitas 20 carteiras, incluindo a primeira e a segunda via. É preciso pegar uma senha, distribuída por ordem de chegada de segunda a quinta-feira, a partir das 8h. Depois de coletadas as digitais e as informações necessárias, a pessoa recebe um protocolo com a data de entrega do documento, que demora em média sete dias.

Para a emissão do RG na cidade, a Prefeitura tem um convênio com a Polícia Civil e fornece as instalações do Posto de Identificação, duas funcionárias, material de escritório e equipamentos de informática, chanceladora, plastificadora, lupa, perfurador, guilhotina, balcão de coleta, cofre, entre outros.

Já a Polícia Civil é responsável pela informatização do Posto de Identificação e pelo fornecimento de material como cédulas, tinta tipográfica, fichas datiloscópicas e onomásticas, rolo, prancheta e canaleta, além de curso de identificador para as servidoras.

 Para Monte Carmelo, a Polícia Civil envia 400 cédulas por vez. Só depois de todas utilizadas é que pode ser pedida nova remessa. Se houver atraso no envio ou na entrega, o serviço pode sofrer paralisação temporária.

Ascom Monte Carmelo