Uberlândia: setores Leste e Sul recebem Pré-Conferências Municipais de Saúde

Nossos Municípios

Tiveram sequência neste sábado (07/03) as Pré-Conferências Municipais de Saúde, promovidas pela Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Municipal de Saúde. Uma área no setor Leste e outra no Sul – Santa Mônica e Saraiva – receberam a comunidade, trabalhadores e representantes da gestão municipal.

As Pré-Conferências são um espaço para discutir em cada setor sanitário da cidade as propostas a serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer nos dias 12, 13 e 14 de junho. Ao todo, serão realizadas 18 pré-conferências, sendo 12 na zona urbana (três em cada setor sanitário: norte, sul, leste e oeste) e seis na zona rural.

Para o prefeito Gilmar Machado, as reuniões vêm ao encontro de uma premissa estabelecida em seu plano de governo, a de incluir a população nas discussões. “Para um gestor, é importante não ficar apenas no gabinete, mas levar a discussão para todas as regiões, conhecendo as propostas, os anseios e debatendo com a sociedade a melhora na qualidade do atendimento à saúde pública”, disse.

O secretário de Saúde, Dario Passos, ressalta a importância das discussões sobre a Conferência. “Este é um momento ímpar, no qual população e trabalhadores têm a oportunidade debater e discutir a saúde como um todo, além de discutir caminhos para soluções que atendam de maneira cada vez mais satisfatória e resolutiva as demandas da nossa população”, afirma.

Para o diretor-presidente da Fundação de Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus), Marcelo Porta, debater a saúde é fundamental para que haja avanços na área. “Ressalto a importância de reuniões como estas, uma vez que nelas temos a oportunidade de conhecer de perto os problemas e chegar, em conjunto, a soluções”, disse Marcelo Porta.

Welinton Muniz Ribeiro, diretor de gestão de pessoas e responsável pela organização da Conferência, diz que as propostas serão compiladas e encaminhadas à discussão em nível municipal. “Estamos ouvindo todos os envolvidos. Tudo parece muito teórico, mas na verdade, são dos debates entre a comunidade e gestores que surgem as diretrizes para a construção de novos modelos de atenção à saúde da população”, afirma.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Participação da população 

Marisa Neiva, moradora do bairro Saraiva, participou da reunião, deu suas sugestões e falou sobre a necessidade do envolvimento dos usuários nas discussões. “Essa interação entre nós usuários e o poder público é muito importante para que tenhamos condições de expor nossas dificuldades. No entanto, é preciso que o povo seja mais participativo, pois é aqui que temos a oportunidade de falar diretamente aos responsáveis pela saúde na cidade”, destaca.

Já para Marcos Erlan, usuário do SUS que participou da reunião no bairro Santa Mônica, as discussões precisam ser ampliadas no âmbito dos transplantes de órgãos também. “Vejo que pouco se discute sobre transplante em Uberlândia. Talvez seja a hora de aproveitar a presença do prefeito e externar esta dificuldade. Por isso é fundamental que haja reuniões como estas, para que as situações cheguem como de fato são ao poder público”, pontua.

Seminários preparatórios 

Na próxima semana as discussões continuam no setor Leste. Como preparação para as pré-conferências, foram realizados ao todo quatro seminários para apresentar e discutir a formatação das reuniões. Mais de mil participantes discutiram, ouviram e comentaram sobre os temas que serão abordados nos demais encontros que culminarão na conferência. Os participantes discutiram temas como “A importância das Conferências de Saúde para a construção do SUS” e “Qual o papel das unidades de saúde na mobilização para a Conferência e pré-conferências”.

O Sistema Único de Saúde

Fruto de uma das deliberações da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, o Sistema Único de Saúde (SUS) é único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Esse dado não ressalta apenas a complexidade do sistema, como também a necessidade de se discutir os próximos passos a rumo à sua evolução. “Precisamos da participação da população em todos os momentos dessa discussão. A saúde tem muito a melhorar e é preciso que o usuário do SUS seja ouvido. Ele é o mais importante em todo esse trabalho”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Veridiano de Oliveira.

O que são as Conferências de Saúde

As conferências de saúde são instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional e que se reúnem de quatro em quatro anos tendo como finalidades institucionais “avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” (Lei n. 8.142/1990, art. 1.º).

Serviço:

Número de delegados a ser definido em cada pré-conferência:

– Segmento Governo e Prestadores de Serviços – 03 delegado

– Trabalhadores da Saúde – 03 delegados

– Usuários do SUS – 06 delegados

Próximas Pré-Conferências

14/03 – Bairro Aclimação

Escola Estadual Juscelino Kubitschek

Pça Durval Gomes Xavier, 275

14/03 – Bairro Morumbi

Escola Municipal Profª Irene Monteiro Jorge

Rua Canoas, 113

Mais informações sobre as Pré-Conferências, acesse:

http://7cmsu2015.blogspot.com.br/

Secom PMU