Ituiutaba: período inspira mais atenção com a dengue

Nossos Municípios

Mesmo com um período de seca, o resultado que vemos hoje é reflexo do último ano, pois somente agora esses ovos estão eclodindo e deixando muitos locais com surto de dengue.

Contudo, não é somente a dengue que está preocupando ultimamente, pois o Aedes também é responsável pela transmissão de uma outra doença, e Febre Chikungunya, que tem sintomas parecidos, mas com consequências diferenciadas.

As ações que informam são amplamente divulgadas, contudo a não participação de uma grande parte da população, com ações preventivas de combate à dengue, colabora para proliferação da doença.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Para o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba, Antônio Carlos, poucos minutos diários, por parte da população, para fiscalizar suas próprias residências seriam o suficiente para controlar e evitar problemas com a doença.

“Pequenas atitudes que consomem poucos minutos diários seriam o suficiente, se toda população colaborasse. Hoje a maioria dos focos do Aedes estão dentro das residências em locais que todos já sabem, mas que poucos têm a atitude de acabar com estes focos. Calhas obstruídas, lixo nos quintais, vasos de plantas, bebedouro de animais, sanitários em desuso, caixas de água mal tampadas são alguns dos locais que a população deve fiscalizar para ajudar a combater a dengue”, ressaltou Antônio Carlos.

A Vigilância Ambiental em Saúde vem desenvolvendo ao logo de todo ano um trabalho vasto de conscientização, informação e combate à dengue. Nos últimos meses entre as ações realizadas estiveram palestras, teatro de fantoches, visitas educativas, reuniões comunitárias em parceria com os PSFs, entre outras.

Acom Ituiutaba