Uberlândia apresenta dados positivos no avanço da educação

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 Os avanços obtidos na área da educação nos últimos dois anos em Uberlândia foram apresentados aos diretores e supervisores das unidades da rede municipal de ensino durante encontro, nesta quinta-feira (5), no auditório do Centro Administrativo Municipal. Os participantes ainda trocaram experiências, expuseram suas propostas e apresentaram suas necessidades. Pela manhã, participaram profissionais do ensino fundamental e, à tarde, foi a vez os diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Os profissionais foram recepcionados pelo prefeito Gilmar Machado e a secretária de Educação, Gercina Santana Novais. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Educação, entre os anos de 2013 e 2014 foram criadas mais de 2.100 novas vagas na educação infantil e mais 400 nas unidades de ensino fundamental. Já nas Organizações Não Governamentais (ONGs), 617 novos alunos foram atendidos mediante convênios com o Município.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Dentro do processo de melhoria da qualidade do ensino, 1.215 profissionais foram nomeados e outros 3.489 contratados através de processo seletivo. Ao longo de dois anos houve mais de 71 mil formações dos profissionais de educação.

O relatório aponta também as manutenções executadas em 115 unidades escolares e a construção de duas novas EMEIs, além da criação de nove anexos que já estão em funcionamento. Segundo relatório, cerca de 90% das escolas necessitavam de reformas e manutenções urgentes no início de 2013.

Já o mobiliário passou por melhorias. Foram fabricadas 15 mil novas unidades de mobília em geral e reformadas outras nove mil. Houve também a instalação de 51 laboratórios de informática.

O transporte dos alunos foi outro ponto a ser destacado, ampliando de 7 mil em 2013 para mais de 9 mil crianças transportadas em 2014.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Avanços

Segundo o prefeito Gilmar Machado, o retorno às aulas, na próxima semana, será diferente do que nos últimos anos em função de algumas ações empreendidas pela Administração. Ele lembrou que uma das prioridades na área da Educação foi cumprida, com a entrada em vigor do Plano de Cargos e Carreira do magistério e também da adoção do piso nacional para os professores.

Gilmar Machado lembrou ainda da criação da Rede Pública pelo Direito de Ensinar e de Aprender, com o propósito de criar um espaço aberto destinado aos debates, às trocas de informações e às demandas da comunidade escolar. Com a divisão da cidade em cinco polos, foi implantado o projeto “Família Sou Fã”, em parceria com a Promotoria da Defesa dos Direitos da Família. “Fiz questão de participar de reuniões com a comunidade porque nos interessa intervir nas escolas a partir da participação de todos. Não é só a escola que educa, a cidade toda tem que estar envolvida nesse processo”, disse.

Em sua exposição, a secretária de Educação, Gercina Santana Novais, apresentou todo o percurso que foi traçado para que a educação em Uberlândia avançasse. Segundo ela, a Secretaria levantou a realidade educacional de Uberlândia, contemplando as seguintes dimensões: infraestrutura, resultados educacionais, recursos financeiros, gestão e a formação continuada. A partir desse diagnóstico, foi assumido por diretores e vices, supervisores e pedagogos o compromisso de transformar a realidade educacional em “Educação Democrática em Rede e de Qualidade Social para Todos”.

Ainda segundo Gercina Santana, diversos projetos, como por exemplo, “Compreendendo Resultados Educacionais: Pesquisa e Intervenção Pedagógica”, foram desenvolvidos com o intuito de levantar as demandas para que no fim de cada ano seja feita a reorientação curricular. “Estamos fortalecendo o processo de qualificar socialmente a educação, para tanto, dando continuidade às ações de cuidar da infraestrutura, da formação dos profissionais, da valorização do servidores e colocar, acima de tudo, no centro das discussões, as práticas pedagógicas”, disse.

Secom PMU