Mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer mamografia gratuita em Monte Carmelo

Nossos Municípios

Está confirmada a nova data para a realização do exame gratuito de mamografia em Monte Carmelo. O mamógrafo móvel estará na cidade entre os dias 05 e 12 de fevereiro e de 23 de fevereiro a 31 de março. No período do Carnaval, entre 13 e 22 de fevereiro, não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, no Espaço Cultural. A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado e Municipal de Saúde.

A mamografia é direcionada apenas às mulheres com idade entre 50 e 69 anos, público-alvo do programa que tem como objetivo diagnosticar precocemente o câncer de mama. Quando o tumor é descoberto na fase inicial a chance de cura é de 95%.

Quem quiser agendar, basta procurar o PSF de referência ou a Policlínica Elias de Moraes até o dia 04 de fevereiro, ou ir diretamente à Unidade Móvel do Mamógrafo a partir de 05 de fevereiro. É preciso levar as mamografias realizadas anteriormente (se houver), cartão SUS atualizado e documento de identidade. O resultado do exame sai entre 30 e 60 dias e será entregue no endereço fornecido pela paciente.

Em março, a unidade atenderá também os municípios de Estrela do Sul, Grupiara, Douradoquara, Romaria e Iraí de Minas.

O mamógrafo móvel é da Secretaria de Estado da Saúde e consiste num consultório de última geração montado no interior de um caminhão, que percorre todas as regiões com baixa cobertura do exame para facilitar o acesso ao maior número possível de mulheres e acabar com a demanda reprimida das localidades visitadas.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Cenário da doença

  • O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos. A idade continua sendo o principal fator de risco para a doença.
  • Apesar de ser considerado um câncer relativamente de bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. A sobrevida média após cinco anos na população de países desenvolvidos tem apresentado um discreto aumento, cerca de 85%. Entretanto, nos países em desenvolvimento, a sobrevida fica em torno de 60%.
  • De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer/INCA, a previsão para 2014, no Brasil era de 57 mil novos casos, e em Minas Gerais, 5.210 novos casos.
  • Todas as mulheres na faixa etária prioritária não precisam passar por uma consulta médica para realização da sua mamografia. Basta a mulher ir a qualquer posto de saúde ou unidade básica, apresentar um documento com foto, que comprove que a mesma está dentro da faixa etária estabelecida e retirar a sua Requisição de Mamografia. O agendamento do exame poderá ser realizado na unidade onde a mulher retirou a sua requisição ou pela própria paciente, em quaisquer unidades de mamografia credenciadas pelo SUS.

As mulheres fora da faixa etária prioritária também poderão fazer a mamografia, porém, essas pacientes necessitam de uma consulta com um médico especialista, para que o mesmo realize o Exame Clínico das Mamas (ECM). Após esta avaliação, se houver necessidade, o médico solicitará a mamografia.

Ascom Monte Carmelo com informações da Superintendência Regional de Saúde