44ª Assembleia Nacional da Assemae em Uberlândia debate serviços de saneamento

Notícias Gerais

Uberlândia é hoje a melhor cidade brasileira em saneamento básico segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e recebe até a próxima sexta-feira (09/05) a 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que debate o tema “Assemae 30 Anos: pela sustentabilidade dos serviços de saneamento básico” por meio de seminários, mesas-redondas, oficinas e palestras com especialistas do Brasil e da América Latina. A abertura do evento, que acontece no Center Convention, contou com  a presença do prefeito Gilmar Machado, além do diretor geral do Departamento Municipa de Água e Esgoto, Orlando Resende, e outras autoridades locais.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Durante a abertura, o presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia Gilmar Machado, fez questão de ressaltar os trabalhos que são realizados pelo Dmae em Uberlândia e os investimentos futuros que vão garantir que a cidade permaneça na liderança do Ranking do Saneamento. Entre estes trabalhos ele fez questão de ressaltar a construção da primeira etapa do novo sistema de produção de água de Uberlândia, Capim Branco. As obras da primeira etapa contemplam a captação de água, uma estação de tratamento, 20km de adutoras, um reservatório de 15 milhões de litros e uma unidade de tratamento de resíduos. O financiamento da obra, cuja primeira etapa custará cerca de R$ 360 milhões e produzirá 2 mil litros de água por segundo. A expectativa é que a primeira etapa consiga abastecer a cidade até 2038, quando Capim Branco I, Bom Jardim e Sucupira atenderão a uma população de até 1,5 milhão de habitantes. Ao final das três etapas da obra, o Sistema Capim Branco produzirá 6 mil litros de água por segundo.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O objetivo principal da 44ª Assembleia Nacional da Assemae é a discussão e difusão de novas iniciativas que contribuem  para ampliar os índices de saneamento nos municípios brasileiros, assim como sua qualidade e redução de desperdícios. Entre os aspectos abordados na Assembleia estarão o acesso a financiamentos para as obras de esgotamento sanitário, as tecnologias de tratamento de efluentes e a perda de água nos sistemas. O encontro terá, entre as principais atividades, a Feira de Saneamento, na qual serão apresentadas inovações em produtos e serviços por meio de 73 estandes, e a 18ª Exposição de Experiências Municipais, em que prefeituras vão compartilhar experiências de saneamento básico.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A programação conta com quatro painéis, mesas redondas, seminários, oficinas, apresentação de trabalhos técnicos e palestras sobre as tecnologias inovadoras do segmento. A Feira de Saneamento, com 70 estandes, é mais uma atração do evento que reúne técnicos, gestores, profissionais, estudantes, autoridades e visitantes de todo o Brasil. O evento, que já é referência na América Latina, também terá a participação de palestrantes estrangeiros.

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Assemae surgiu em 1984 no Triângulo Mineiro e, hoje reúne quase 2 mil associados de municípios, entre eles prefeituras e serviços autônomos de água e esgoto. A associação defende a universalização do saneamento básico como direito do cidadão e reconhece no saneamento o caminho para a prevenção e controle de doenças de veiculação hídrica, inclusão social e qualidade de vida das populações urbana e rural.

Secom PMU